Foto: Reprodução
O World University Ranking 2025 (WUR) organizado pela consultoria britânica Times Higher Education World – THE é um dos mais prestigiados rankings do ensino superior mundial e, na sua 21ª edição em 2025, avaliou 2.092 universidades públicas e privadas de 115 países tendo o seu resultado divulgado no dia 9 de outubro deste ano.
Panorama global do ranking
No ranking mundial, as universidades dos Reino Unido e dos Estados Unidos constam como as melhores, sendo a Oxford a primeira colocada no nono ano consecutivo.
Em comparação com a América do Sul, as universidades brasileiras tiveram melhor performance, sendo encabeçara pela Universidade de São Paulo – USP posicionada na 199ª colocação.
No nível mundial, a Universidade Estadual do Maranhão – Uema, alcança posição histórica ao ser reconhecida no grupo das 1.501+ melhores universidades do mundo na mesma posição de instituições brasileira como a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estrangeiras como Universidade de Santiago (Chile) e Universidad Autónoma del Estado de Mexico (UAEMex), como exemplos.
Posicionamento da Uema no cenário nacional e regional
No âmbito brasileiro, o THE 2025 nominou 9 instituições e classificou 61 instituições, sendo 15 do Nordeste. A Uema destacou-se ao figurar entre as 10 melhores da Região e a 45ª do Brasil, segundo a avaliação de indicadores do THE 2025.
As 10 melhores universidades do Nordeste, segundo o Ranking THE 2025 são:
1. Ceará State University (CE)
2. Federal Rural University of Pernambuco (PE)
3. Federal University of Pernambuco (PE)
4. Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) (RN)
5. State University of Bahia (BA)
6. State University of Santa Cruz (BA)
7. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (BA)
8. Universidade Estadual do Maranhão (MA)
9. Universidade Federal da Bahia (BA)
10. Universidade Federal de Sergipe (SE)
Compreensão das classificações
Ranking completo do THE 2025: https://www.Timesshighereducation.com/world-university-rankings/latest/world-ranking.
Painel de desempenho das universidades brasileiras desenvolvido pela Uema: https://dados.uema.br/the2025/.
Critérios de avaliação
A avaliação utilizou cinco categorias de atividades de uma universidade como Ensino (29,5%), Ambiente de pesquisa (29%), Qualidade da pesquisa (30%), Indústria (4%) e Perspectiva internacional (7,5%), sendo compostos por 18 indicadores de desempenho.
Melhoria na colocação da Uema no Ranking THE 2025
A Uema melhorou a sua posição em relação às edições anteriores do THE onde, a Universidade era apenas nominada na tabela de instituições nas edições de 2022 a 2024.
Essa melhoria deu-se por meio de a uma série de fatores como nova metodologia desenvolvida pelo THE, avanços em seus indicadores de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização bem como esforços conjuntos de diversos setores da Uema para aperfeiçoamento na coleta e tratamento de dados contínuos e cada vez mais precisos.
Os dados para composição THE 2025 são referentes ano base 2023 e foram fornecidos pela Uema para a consultoria Times Times Higher Education World – THE no ano de 2024.
Impacto do resultado da Uema
Com este resultado, a Uema é reconhecida como uma das melhores universidades do Nordeste e é coloca no mapa mundial das universidades repercutindo a sua reputação no cenário brasileiro e internacional.