A Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL) implantou uma turma especial do Cursinho Popular para beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade, na cidade de Açailândia. A ação é uma parceria da universidade com a Secretaria Municipal de Ação Social e da Secretaria Municipal da Mulher.
A turma que iniciou as aulas do cursinho em Açailândia é formada por 39 mulheres, que agora têm a oportunidade de se dedicarem aos estudos e ingressarem no ensino superior.
Para a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, um dos compromissos da instituição é a realização de ações na sociedade, promovendo o acesso à educação. “A universidade tem o dever de desenvolver políticas públicas para a sociedade, promovendo a segurança, profissionalização e inclusão das mulheres no espaço universitário. Deste modo, se reduzem as desigualdades, com oportunidades de acesso ao ensino superior para todos”, frisou.
O Cursinho Popular é um programa realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (Proexae), desenvolvido em Imperatriz e Açailândia, que este ano oferta duas turmas. A iniciativa é voltada para alunos de baixa renda, estudantes de escolas públicas e/ou bolsistas de escolas privadas que desejam realizar provas de vestibular.