Entre os 12 candidatos que obtiveram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, um é do estado do Maranhão. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira (13).
Trata-se do escritor maranhense Danilo Batista, de 35 anos. Formado em odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Danilo deseja cursar medicina.
O escritor é autor do livro de poemas e crônicas “Sons do Deserto” e da obra “Verniz e outras”, a qual reúne uma série de 8 contos.
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo registraram um aluno com nota mil em cada estado. Já o Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram dois estudantes com a nota máxima, sendo que um dos alunos de Minas Gerais era da rede pública.
Em comparação com o ano passado, o número de estudantes com nota 1000 diminuiu. Na última edição, de 2023, 60 alunos haviam tirado nota máxima. Apesar disso, a proficiência média ficou em 660, 15 pontos acima da última edição.
Os estudantes tiveram que fazer uma dissertação-argumentativa com o tema ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’ na prova habitual. Na reaplicação do exame, o tema foi ‘desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro’.
Os candidatos podem consultar a nota na página do participante no site do Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).