Foto: Reprodução/Instagram
De acordo com o jornal francês ‘Lequipe’, a Federação Francesa vai denunciar a seleção Argentina à Fifa com base nos vídeos dos cantos racistas nas festas pós-jogo contra a Colômbia, na final da Copa América 2024, onde a seleção argentina se sagrou campeã. A cantoria dos jogadores citaram diretamente Mbappé.
Enzo Fernández foi o jogador que registrou a cantoria da seleção, propagando racismo e transfobia enquanto iam de ônibus do estádio da final, em Miami, ao hotel onde estavam hospedados. Após retomar a consciência e perceber que estava em live no Instagram, Enzo rapidamente fecha a transmissão. Fãs de futebol que gravavam a live capturaram o momento.
– Eles jogam pela França, mas são todos de Angola. Que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais. A mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês. – diz o cântico racista.
De acordo com o jornal AFP (Agence France-Presse), a Federação Francesa irá buscar outras providências possíveis. Amélie Oudea-Castera, ministra de esportes da França, declarou através de suas redes sociais seu repúdio ao episódio. A instituição também apresentou queixa por declarações racistas nas redes sociais, bem como o SOS Racismo.