Inicialmente, a informação divulgada afirmava que o cantor estava hospitalizado para tratar uma pneumonia.
Na noite deste domingo (10), Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, deixou fãs preocupados ao anunciar que se afastaria dos palcos momentaneamente. Aliás, foi o motivo do afastamento que deixou seus admiradores tensos: após o tratamento contra um câncer, Anderson Leonardo foi internado. Inicialmente, a informação divulgada afirmava que o músico estava tratando uma pneumonia. Em um comunicado publicado no Instagram do cantor e também no da banda, a assessoria do Molejo pediu orações para que a recuperação de Anderson seja breve.
Nesta segunda-feira (11), contudo, um novo comunicado informou que, na verdade, foi constatado um quadro de embolia pulmonar. “A assessoria do grupo MOLEJO vem atualizar o quadro clínico do cantor ANDERSON LEONARDO que outrora foi diagnosticado com pneumonia. Porém, após uma revisão médica e novos exames mais específicos, foi constatado uma embolia pulmonar com o quadro estável. Mais uma vez contamos com as orações e apoio dos amigos, fãs e contratantes“, diz o comunicado publicado na rede social de Mark Zuckerberg.
O que é embolia pulmonar?
Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, a embolia pulmonar acontece quando um coágulo de sangue localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta e, por isso, bloqueia um vaso do pulmão (artéria). O bloqueio impede a passagem de sangue e causa a morte progressiva da parte afetada, resultando em dor ao respirar e intensa falta de ar. Além disso, também é chamado de tromboembolismo pulmonar (TEP) ou trombose pulmonar.
Ainda de acordo com a unidade de saúde, esse é um quadro grave. Devido à dificuldade em respirar e às lesões no pulmão, a quantidade de oxigênio no sangue diminui e os órgãos de todo o corpo podem ser afetados, especialmente quando existem vários coágulos, ou quando o embolismo dura muito tempo, causando a embolia maciça ou infarto pulmonar.