Feriadão da Semana Santa movimenta o turismo no Maranhão

Os Lençóis Maranhenses e a região da Chapada das Mesas são alguns dos destinos favoritos dos visitantes. (Foto: divulgação)

Muitos maranhenses aproveitam o feriado prolongado da Semana Santa para viajar. Por ser uma data religiosa, são várias as motivações para uma possível viagem no período: pode ser um passeio para rever familiares e amigos, participar das celebrações ou apenas descansar.

O chamado turismo doméstico – aquele em que o turista viaja pelo seu próprio país ou estado – é um dos mais beneficiados durante a Semana Santa.

No Maranhão, as estatísticas são animadoras para este feriadão, que só termina no domingo (31) de páscoa.

Segundo a secretária de Estado do Turismo (Setur), Socorro Araújo, há uma retomada da atividade turística desde o fim da pandemia de Covid-19.

“Os números começam a se aproximar ou até ultrapassar os de 2019. Essa retomada também acontece devido à promoção dos destinos maranhenses e a investimentos estaduais em capacitação de mão de obra, e na infraestrutura dos polos turísticos. Feriados como este impulsionam as viagens”, observou.

Para o feriadão da Semana Santa, estima-se que cerca de 30 mil pessoas devem embarcar e desembarcar no Terminal Rodoviário da capital, no período de 27 a 31 de março.

“Esse quantitativo representa um aumento de 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Houve a confirmação de abertura de 25 novos horários extras, a maioria para o interior do estado, para cidades como Imperatriz, Balsas e Tutóia”, informou o diretor da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), Diego Delavor, ressaltando também a movimentação entre o Maranhão e estados vizinhos, como Ceará, Piauí e Pará.

Via ferryboat, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) espera receber aproximadamente 50 mil passageiros e 10 mil veículos nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe, até o dia 03 de abril.

“Continuamos comprometidos em assegurar o pleno funcionamento dos serviços, proporcionando aos usuários do sistema uma boa viagem”, declarou Antônio Celso Vasques Penalber, diretor de Terminais da EMAP.

A CCR Aeroportos, empresa que opera os aeroportos de São Luís e Imperatriz, divulgou que prevê um aumento acima do esperado nesta temporada. A expectativa é que 17 mil passageiros passem pelo Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado durante a Semana Santa.

“Nossa equipe trabalha para que os passageiros tenham a melhor experiência no nosso aeroporto”, afirmou o gerente do aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim.